12/09/2017 - GASTRONOMIA POTIGUAR É DESTAQUE EM BRASÍLIA

A gastronomia potiguar é destaque durante a Semana de Gastronomia Regional, promovida pelo Departamento Nacional do Senac, entre os dias 12 e 15 de setembro, nos restaurantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e no Restaurante-escola Downtown, na Confederação Nacional do Comércio. 

Três chefs do Senac RN, Rodrigo Santana, Angelo Medeiros e Jonatã Canela, se juntaram às equipes locais para o preparo do cardápio regional. 

Segundo diretor regional do Senac, Fernando Virgilio, que acompanha o evento na capital federal, a previsão é atender mais de 1.200 pessoas ao longo da programação. “Somente no primeiro dia, foram contabilizados 380 serviços”, afirmou. 

Com o tema “Do mar ao sertão”, o cardápio foi elaborado em homenagem ao historiador, antropólogo e folclorista Luiz da Câmara Cascudo, abordando aspectos da gastronomia pesquisados por ele e que também estão presentes no livro “Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte”, publicado pela Editora Senac.

Entre os pratos que serão servidos, estão Jerimum com molho de caju, Filé de sol com Cebola roxa caramelizada, Arroz de siri, Camarão na Moranga, Farofa D’água com castanha, Pirão de queijo, Camarão na nata, Feijão verde, Doces em compota variados.

A programação contemplará também uma aula-show, onde será apresentada a receita “Paçoca de camarão e Musseline de Macaxeira com mangaba”, desenvolvida por Rodrigo Santana. Um dos ícones da gastronomia norte-rio-grandense, conhecido pela exuberância e sabor marcante, o camarão aparece como ingrediente principal na releitura de um prato típico do Nordeste que comumente utiliza a carne de sol ou de charque como proteína, a paçoca.

O evento – A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Pelo menos uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado.  

Este ano, o Senac RN participa pela segunda vez do projeto. Além da programação em Brasília, a Instituição também esteve no Rio de janeiro, no mês de agosto. 

BUSCAR CURSOS





CURSOS RECOMENDADOS

Deseja mais informações? Ligue (84) 4005-1000 ou clique aqui