15/06/2021 - SENAC PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO VIVA SÃO JOÃO EM CASA

Projeto terá live nesta sexta (18) e é fruto do Observatório do Patrimônio Gastronômico do NE e ES

São João é festa doce, em todos os sentidos. Tem gosto de milho, mandioca e coco. Tempero de emoção. Dá vontade de dançar forró, tomar quentão e licor, sentar na beira da fogueira e jogar conversa fora, olhando o crepitar do fogo. Vontade de comer as coisas gostosas que são enfileiradas nas mesas das casas, bem cedinho, preparando a noite de festa.

Contudo, este ano, devido a Covid-19, continuamos em tempo de distanciamento social e a boa pedida é recriar o arraiá em casa. Pensando nisso, o OPANES (Observatório do Patrimônio Gastronômico do NE e ES), lança a segunda edição do projeto Viva São João em Casa, com live no youtube, nesta sexta (18), das 11h às 12h30.

Na transmissão, vamos ouvir histórias e lembrar aquelas receitas que alimentam nossas melhores memórias. Um convite para dar asas à inspiração, com muito prazer e tradição.

Sobre o OPANES – Com coordenação e execução do Senac, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à comida, aos ingredientes e às cozinhas locais, nos cenários da biodiversidade, da história e dos patrimônios culturais.Assim, o OPANES é um comportamento social e valorativo da diversidade de processos e técnicas culinárias, dos locais e ambientes públicos (como feiras, mercados, festivais e festas), do agroartesanal, das tendências gastronômicas e olha ainda para a sustentabilidade, a soberania alimentar, a segurança nutricional e demais temas que integram este amplo e diverso contexto da relação homem e meio ambiente. O Observatório também é um lugar para reunir acervos que possam orientar projetos, interpretações e experiências pedagógicas no campo da comida e da cultura.

Conheça o Opanes em http://observatoriogastronomico.senac.br/

Assista aqui a live - VIVA SÃO JOÃO EM CASA 

 

 

 

 

BUSCAR CURSOS