O mercado atual está cada vez mais dinâmico e, para o sucesso de um negócio, é importante que as decisões sejam tomadas a partir de rigorosas análises de dados. Nesse sentido, a Microsoft criou nos últimos anos ferramentas de Business Intelligence (BI), como Power Pivot, Power Map, Power View e, mais recentemente, o Power BI. Ferramentas de BI são um conjunto de técnicas para usuários não especialistas que permitem a organização e a análise das informações para o suporte à tomada de decisão.
O mercado de software de análise e inteligência de negócios cresceu 11,7%, para US$ 21,6 bilhões em 2018 no dólar atual. As modernas plataformas de BI continuam sendo o segmento que mais cresce, com crescimento de 23,3%, seguidas pelas plataformas de ciência de dados, com 19,0%.[1]
Segundo o levantamento da Deloitte, 62% dos profissionais ainda preferem recorrer ao Excel.2 Atualmente, usuários não especialistas têm a possibilidade de usar ferramentas de BI dentro do Excel, um recurso valioso e de ótimo custo-benefício para explorar a inteligência do negócio, não importando o tamanho da empresa. Entre os cargos mais comuns que exigem esse conhecimento estão o analista de informações gerenciais, o analista de métricas e o analista de dados. Assim, justifica-se a oferta do curso Business Intelligence com Excel.
[1] GARTNER. Market share: analytics and Business Intelligence, worldwide, 2018. [s. d.]. Disponível em: https://www.gartner.com/en/documents/3906894. Acesso em: 9 out. 2019.