11/11/2022 - “SENAC CODE” OFERTA DISCIPLINAS COMPLEMENTARES GRATUITAS AOS ALUNOS DE TI

Programa contempla trilhas de ensino focadas em desenvolver competências comportamentais na formação dos profissionais

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) em 2021, a demanda de trabalho para esse segmento exigirá a formação de mais 797 mil profissionais até o ano de 2025. Além do conhecimento técnico, exigido para ocupação dessas vagas de trabalho, o mercado tem demonstrado uma carência de profissionais habilitados com as famosas Soft Skills, competências comportamentais que se revelam cada vez mais necessárias no atual cenário da transformação digital. Foi pensando em preencher essa lacuna, que o Senac RN criou o Senac Code, programa gratuito que irá ofertar trilhas de ensino complementares aos alunos de TI da instituição.

O programa conta com três trilhas de ensino que proporcionam uma formação técnica e complementar, aderente às demandas do mercado. A Trilha Transversal é focada na orientação para carreira profissional; na Trilha Soft Skills, os estudantes aprendem noções sobre gestão ágil, trabalho em equipe, raciocínio lógico e analítico, colaboração e cocriação; por fim, a Trilha Hard Skills ministra uma qualificação de 200h com os principais títulos da área de TI como Programador de Sistemas, Programador de Web e Administrador de Banco de Dados.

"O Senac tem como missão entregar ao mercado profissionais formados tecnicamente e sintonizados com as atuais demandas do mundo profissional. Mantemos um diálogo constante como mercado exatamente para entender quais são essas necessidades, qual o tipo de profissional ele precisa e, a partir disso, desenvolvermos nosso portfólio de cursos e programas. Foi assim que surgiu o Senac Code, uma iniciativa que irá complementar a formação dos nossos alunos de TI com disciplinas atuais e necessárias para empregabilidade nesse setor”, explica o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Nessa quarta-feira (09), os alunos das turmas de Programador de Sistemas do Senac Alecrim foram contemplados com o Projeto-piloto do Senac Code. Eles participaram do Workshop de Processo Seletivo do Senac Empregabilidade com ministrações sobre como elaborar um currículo e comportamentos em recrutamento. Na sequência, os alunos participaram de uma roda de conversa com um profissional da área. A Desenvolvedora Frontend, Anny Confessor, compartilhou com os alunos sobre as experiências profissionais e tendências no segmento. As duas turmas cumprirão uma série de encontros com convidados do mercado até janeiro do próximo ano, quando cumprirão todas as trilhas previstas no programa.

"Ficamos muito satisfeitos com essa primeira experiência do Senac Code e animados para oficializarmos em todas as turmas de TI.Nesse projeto-piloto observamos o quanto esse contato com o profissional convidado trouxe uma empolgação aos alunos e acredito que essa aproximação com o mercado será um dos nossos grandes diferenciais”, disse a coordenadora do eixo de TI do Senac RN, Heloysa Oliveira.

Até meados de 2023, o Programa Senac Code será implementado gradativamente em mais seis turmas do eixo de Tecnologia da Informação, todas de forma gratuita.

BUSCAR CURSOS




Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar e aprimorar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando, você concorda com as condições estabelecidas em nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.