20/08/2021 - EDUCAÇÃO 4.0 E SISTEMA DUAL DE ENSINO ALEMÃO SERÃO DEBATIDOS EM SEMINÁRIO APOIADO PELO SENAC E SENAI

O Projeto Verena, que o SENAI-RN e o SENAC-RN executam no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha, promove entre os dias 23 e 25 de agosto o “Seminário on-line Educação 4.0 na Alemanha”, voltado a profissionais que já atuam no mercado, a alunos concluintes de cursos como eletrotécnica, instalação de sistemas fotovoltaicos, hotelaria e gastronomia, entre outros interessados.

         O Seminário será realizado na plataforma Microsoft Teams, das 10h às 11h30 nos três dias, e vai discutir questões como segurança no trabalho, profissionalização e o Sistema Dual de ensino para certificação profissional.

         A expectativa, segundo os organizadores, é explicar como o sistema de formação profissional alemão funciona considerando esses e outros aspectos, e detalhar o modelo de certificação que inspira o brasileiro: desenvolvido de forma exclusiva no Brasil pelos alemães com o SENAI-RN e o SENAC-RN. A programação do evento inclui fóruns de debate com convidados estrangeiros e terá tradução para português.

INSCRIÇÃO

        A participação no Seminário é gratuita! e as inscrições estão abertas. Para acessar o formulário é só clicar no link disponível na bio do perfil @senairn no Instagram ou digitar o endereço https://bit.ly/seminario-educaçãoprofissionalalemã e selecionar a opção “Seminário On-line | Educação 4.0 na Alemanha”. O evento será realizado na plataforma Microsoft Teams, das 10h às 11h30 nos três dias.

PROGRAMAÇÃO

        A programação inclui a exibição de vídeos e rodadas de discussão para troca de experiências com profissionais em formação, representantes de empresas, de professores de uma das principais escolas profissionalizantes da cidade alemã e da Câmara de Indústria e Comércio de Trier, uma das instituições que organizam a formação profissional e processos de certificação no país. No dia 25 de agosto, haverá um fórum de debate sobre a formação de eletrotécnicos e foco em questões como segurança no trabalho e a atuação profissional com energias renováveis.

        O Seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier” é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã. A campanha para apresentação do modelo é patrocinada pelo Europa e Innovationscentre (eic Trier), a EIC Trier e a Câmara de Ofícios de Trier.

 

                  Confira:

 

Dia 23/08/21

Palestra de abertura

·         O sistema dual e seus atores 

Palestrante: Christian Reuter, do Departamento de Formação da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (IHK)

 

Dia 24/08/21

A formação de cozinheiros e técnicos de hotelaria

Fórum de debate: Bettina Barth (Diretora de formação do Nells Park Hotel, de Trier), Kelian Matheis (técnico em hotelaria em formação no Nells Park Hotel) e Henintsoa Rajaonarisaona (cozinheira em formação no Nells Park Hotel).

 

Dia 25/08/21

A formação de eletrotécnicos 

 

Fórum de debate: Com Michael Stein (Chefe da formação industrial da Westnetz Simmern), Niclas Mayer e Benedikt Lohscheider (Técnicos em eletrotécnica para engenharia industrial em formação na Westnetz GmbH).

 

*Início previsto às 10h, nos três dias. O evento terá tradução para português.

 

Serviço:

Seminário On-line “Educação Profissional 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”

Data: 23 a 25 de agosto

Hora: 10h às 11h30, nos três dias de evento

Local: Microsoft Teams

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/seminario-educaçãoprofissionalalemã

BUSCAR CURSOS