01/11/2022 - MAIS DE 40 JOVENS DE MÃE LUÍZA SÃO FORMADOS GRATUITAMENTE EM CURSOS DE GASTRONOMIA E GESTÃO

Parceria entre Senac RN, Paróquia de Mãe Luiza, Serviço de Assistência Rural e Urbano e Instituto Cooperforte ofertou uma trilha de capacitações focadas na empregabilidade

Promover a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de uma qualificação profissional de excelência. Foi esse objetivo que uniu o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, o Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR) , por meio do Projeto  Juventude, Trabalho e Empreendedorismo em Natal, o Instituto Cooperforte  e a Paróquia de Mãe Luiza, em uma ação social que formou, na noite desta segunda-feira (31), 44 jovens, moradores do bairro, em cursos profissionalizantes nas áreas da Gastronomia e Gestão.

Concluintes nos cursos de Técnicas Básicas de Cozinheiro, Doces e Salgados para Lanchonete, Principiantes em Confeitaria, Atitude Empreendedora, Formação Cidadã, Postura profissional, Empoderamento Digital e Educação Financeira, os formandos receberam os certificados em uma cerimônia realizada no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com presença da diretoria do Senac RN, representantes das instituições parceiras, imprensa especializada e familiares convidados para celebrar o momento especial.

"Eu fiz o curso para adquirir conhecimento nessa área da gastronomia que é uma área que sempre me interessei. Foi muito gratificante essa experiência porque tivemos muita prática e inclusive já me permitiu um trabalho temporário em um restaurante, então e eu acredito que esses cursos irão abrir muitas portas para os que, assim como eu,  ainda não tinha uma assinatura na carteira de trabalho”, comemorou Richardson Lucas, um dos jovens formandos.

A iniciativa em facilitar o acesso dos jovens à educação profissional integra uma série de ações sociais desenvolvidas pelo Barreira Roxa com foco em acolher a comunidade que fica no entorno do hotel-escola do Senac. O coordenador do SAR, diácono Márcio Andrade, destacou a relevância do convênio na vida dos jovens atendidos.

“Essa parceria com o Senac é fundamental tanto pela história da instituição, quanto pela qualificação de excelência que ela oferece e empregabilidade que proporciona aos alunos. Essas oportunidades possibilitam aos jovens de Mãe Luiza uma nova perspectiva de vida e promovem uma transformação na comunidade e nas famílias deles”, destacou o diácono.

O investimento financeiro nas capacitações foi viabilizado em parte pelo Instituto Cooperforte um dos principais financiadores do Projeto Juventude, Trabalho e Empreendedorismo e também por meio de emenda parlamentar de autoria do mandato da Senadora Zenaide Maia. Convidada para a noite de comemoração, ela ressaltou sobre a importância da qualificação profissional.

"Essa parceria está oferecendo a esses jovens uma probabilidade real deles se formarem em um profissão e conseguirem um trabalho, pois permite que eles sejam formados em um cenário real como esse do Hotel-Escola Barreira Roxa. Isso é um privilégio! O Senac oferece as condições físicas, técnicas e com professores de altíssimo nível que prepararam esses homens e mulheres para um futuro melhor", disse a senadora.

Educação profissional

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, equipamento administrado pela Fecomércio RN, é uma referência para a promoção do turismo potiguar e na formação de profissionais de excelência para o mercado.  A Escola tem capacidade para ofertar, anualmente, cerca de 2 mil matrículas em cursos nas áreas da Gastronomia e Turismo. 

Todos os alunos formados pela instituição podem se inscrever no Senac Empregabilidade, um serviço gratuito que tem como objetivo orientar e facilitar a troca de informações entre as empresas que estão recrutando profissionais e os ex-alunos da instituição. Anualmente, o Senac Empregabilidade encaminha uma média de 1 mil ex-alunos ao mercado profissional.

"Nós temos como missão maior capacitar e qualificar pessoas para estarem prontas para as oportunidades do mercado de trabalho. E para essas pessoas, ter o sobrenome Senac no currículo faz toda a diferença, pois formamos profissionais que atendem as principais demandas do mundo profissional, então isso faz com que nossos alunos entrem pela porta da frente em qualquer empresa", disse o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

BUSCAR CURSOS




Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar e aprimorar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando, você concorda com as condições estabelecidas em nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.