O Senac RN marcou presença no 8º Salão Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, apresentando projetos desenvolvidos pela instituição para o fortalecimento do setor. O Programa de Desenvolvimento Local - DEL Turismo - foi destaque na mostra nacional. A gastronomia potiguar também esteve em evidência no espaço gastronômica do evento.
O gestor do Senac RN e coordenador do Programa DEL no estado, Marcelo Milito, apresentou a iniciativa, presente em 11 municípios potiguares, e os cases de sucesso obtidos pelas cidades contempladas com o programa, que utiliza uma metodologia inspirada em um modelo alemão para unir os setores atuantes no segmento, trabalhando de forma conjunta na gestão do turismo ou da economia local.
Ano passado, o DEL Turismo expandiu as fronteiras e chegou ao estado de Pernambuco, onde está sendo implantado em três municípios, Fernando de Noronha, Tamandaré e Sirinhaém. O modelo foi adotado na estado pernambucano por meio de um acordo de cooperação firmado entre os Sistemas Fecomércio Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Integrante do Plano Diretor de Turismo do Núcleo Nordeste, o Senac RN também marcou presença no Salão Nacional do Turismo onde o grupo realizou uma visita técnica no intuito de estreitar o relacionamento com o setor produtivo.
Gastronomia
Chefs do Senac de todos os estados e do Distrito Federal promoveram aulas-show para o público, apresentando pratos típicos de suas localidades, que representam toda a riqueza e diversidade da gastronomia brasileira. A instrutora do eixo de gastronomia da Escola Senac Barreira Roxa, Elizabeth Assunção, preparou para o público a receita regional de camarão na moranga.