Evento foi organizado pelos alunos do Senac com participação das empresas Riachuelo e Atacadão
O Senac Zona Norte lançou, nesta terça-feira (11), o projeto Minha Empresa no Senac, iniciativa que tem como objetivo contribuir na formação profissional dos alunos inscritos no Programa de Aprendizagem, por meio de debates entre as empresas contratantes.
O primeiro encontro ocorreu no formato de Talk Show, com participação das empresas Atacadão e Riachuelo. Com o tema “Proatividade e Colaboração no Trabalho em Equipe”, os representantes das empresas falaram para cerca de 100 jovens aprendizes sobre as demandas atuais de mercado e principais habilidades e valores requeridos no processo de avaliação e contratação de jovens aprendizes.
Toda organização dessa primeira edição do projeto foi feita pelos alunos do Programa de Aprendizagem com supervisão dos instrutores. Os alunos foram responsáveis pela escolha das empresas convidadas, a formulação de perguntas para as entrevistas, organização da estrutura para o momento e condução do Talk Show.
“Nosso intuito é ampliar a bagagem desses jovens por meio das experiências e conselhos profissionais das empresas convidadas a fim de colaboras para que eles ingressem no mercado de trabalho preparados. Além disso, com o projeto Minha Empresa no Senac, as empresas têm uma oportunidade a mais de conhecer melhor o programa e metodologia que o Senac RN aplica neste segmento”, explica o coordenador pedagógico do Senac Zona Norte, Flavio Souto.

Com uma turma de 60 jovens aprendizes atuando no Contact Center Riachuelo, o analista de RH, Neto Barros, comentou sobre a importância da parceria com o Senac.
"Cada vez mais buscamos por jovens profissionais comprometidos com o desenvolvimento da própria carreira profissional e escolhemos o Senac como parceiro nessa jornada por ser uma Instituição de renome e respeitada por diversas empresas pelo país. Conseguimos ver em nossas rotinas de trabalho que os jovens aprendizes formados no Senac carregam essa característica. Acredito que o Programa de Aprendizagem é importante não só para nossa empresa, mas para o desenvolvimento econômico do país como um todo, porque capacitamos jovens para os desafios reais do mercado de trabalho", pontua.
Programa de Aprendizagem do Senac RN
Criado a partir da Lei de Aprendizagem – legislação que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários - o Programa traduz de forma eficaz a missão do Senac, instituição reconhecida por sua excelência na oferta de qualificação profissional.
O Senac RN aderiu ao programa em 2002, para atender jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos, encaminhados pelas empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Os jovens são assegurados por meio da Lei da Aprendizagem, firmada através de um contrato de trabalho, que prevê a remuneração salarial e benefícios trabalhistas. Desde 2011, o Programa já qualificou mais de 10 mil jovens no RN.
Atualmente, o programa oferece os cursos de Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados, Atendimento em Postos de Combustíveis, Serviços Hoteleiros, Serviços de Vendas e Serviços de Restaurantes e Bar.
