23/10/2019 - SISTEMA FECOMÉRCIO COMEMORA O ANIVERSÁRIO DO ALECRIM LEVANDO CONJUNTO DE AÇÕES E SERVIÇOS GRATUITOS

Um dia de festa para o Alecrim, tradicional bairro comercial da capital que comemora 108 anos nesta quarta-feira, 23. A data foi a escolhida pelo Sistema Fecomércio RN para realizar o Dia S, fechamento do ciclo de ações que vem sendo realizadas ao longo de cerca de 90 dias no local dentro do Sistema em Movimento, programa que está em sua segunda edição, e que faz parte das comemorações dos 70 anos da Fecomércio RN, completados em 2019.

“Há 108 anos, este polo comercial se consolida, diariamente, como referência em opções, das mais variadas, de praticamente todo tipo de comércio de bens e serviços. Aqui tem de tudo. Mas tem, principalmente, grandes empreendedores que, todos os dias, abrem as portas dos seus negócios para gerar ocupação e renda e fazer girar a economia de Natal e do Rio Grande do Norte. Por isso, trouxemos o programa Sistema em Movimento para cá, para atuar diretamente junto aos empreendedores e aos trabalhadores do comércio do bairro com nossas ações de saúde, capacitação, qualificação, nutrição e assistência”, frisou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O evento, que está sendo realizado em parceria com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), acontece na Praça Gentil Ferreira e na parte da manhã contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que junto com o presidente Marcelo Queiroz, conferiu os serviços de esmaltação de unhas, corte de cabelos e design de sobrancelhas no estande do Senac; e orientações sobre saúde bucal e da mulher, aferição de pressão, teste de glicemia, aplicação de flúor em crianças, dicas para aproveitamento de alimentos e oficina de chaveiros jeans no estande do Sesc. Os serviços gratuitos estão sendo oferecidos ao longo de todo o dia.

“Essa é uma iniciativa muito importante para o Alecrim, celebrando os 108 anos do bairro. O Alecrim representa muito para nós de Natal e do Rio Grande do Norte, no ponto de vista cultural, econômico, social e histórico. Foi no chão daqui do Alecrim, inclusive, onde pisei primeiro quando vim da Paraíba para terminar meus estudos em Natal. E o Sistema Fecomércio RN trazendo essas ações e benefícios para nossa população é muito bom”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

A programação da manhã teve início com as apresentações do Coral Sistema Fecomércio RN; do grupo de dança do Trabalho Social com o Idoso do Sesc (TSI); do grupo dos Jovens Aprendizes da Casa do Menor Trabalhador; dos estudantes das escolas estaduais Ferreira Itajubá, Catarina Laboré e Peregrino Júnior; e segue ao longo da tarde com aulões de dança; apresentações da escola de samba Imperatriz Alecrinense, da Companhia de Dança Potiguar e da Quadrilha Arrocha o Milho.

O presidente da AEBA, Pedro Campos, agradeceu a parceria e o apoio do Sistema Fecomércio para a realização da comemoração: “Só aqui no Alecrim temos mais de 30% do ICMS recolhido no estado. O benefício, os exames, as oportunidades de capacitação, que o Sistema Fecomércio proporcionou ao Alecrim e à sociedade em geral nestes 90 dias foi diferenciado. E isso é muito bom porque atrai a população para conhecer o que o Senac, o Sesc e a Fecomércio podem fazer a favor da população”.

Pedro Campos aproveitou o momento e fez a entrega da comenda “Amigo do Alecrim”, a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do bairro, entre elas ao presidente Marcelo Queiroz; à governadora Fátima Bezerra; e à Conceição Sá e Francisco Derneval de Sá Júnior, viúva e filho, respectivamente, do empresário e ex-diretor da Fecomércio RN e ex-presidente da Aeba, Derneval Sá. A família mantém sua loja no bairro, as Casas Sarmento, há mais de 50 anos.

“É com muito orgulho que estou aqui com minha família representando meu pai, que sempre lutou pelo desenvolvimento do bairro. Essa parceria com o Sistema Fecomércio RN é importantíssima, e já dura há alguns anos. Mas esse ano está sndo de um jeito diferente, capacitando nossos colaboradores para que eles possam exercer sua profissão melhor a cada dia”, disse Francisco Derneval de Sá Júnior. 

Campanha #euValorizo tem engajamento da Governadora do RN e de empresários do principal polo comercial de Natal

O Dia S também foi o momento de dar visibilidade à campanha #euValorizo, capitaneada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Ao longo de todo o dia, equipes do Sesc e do Senac estão com tablets percorrendo as ruas do bairro coletando as assinaturas em um abaixo-assinado em defesa do trabalho que o Sistema Comércio realiza em prol do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Esta está sendo a primeira grande mobilização externa de apoio à campanha.

Participaram do evento e fizeram questão de afirmar o compromisso com a valorização do Sistema Comércio: a governadora do RN, Fátima Bezerra; o vice-governador, Antenor Roberto; o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Augusto Vaz; o presidente da Associação Viva o Centro de Natal, Delcindo Mascena; o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Pedro Campos; e vários empreendedores do bairro do Alecrim.

Ao longo do dia, a expectativa é coletar algo em torno de seiscentas assinaturas no abaixo-assinado. Além deste evento, os tablets para assinatura também serão usados na Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), que começa nesta quinta, 24, na cidade de Mossoró, segunda maior do RN, e em outros momentos de mobilização nas unidades de Sesc e Senac espalhadas pelo estado.

“Nos dá uma alegria imensa ver aqui o trabalho do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, trazendo benefícios, respeito e cidadania para a nossa população. Por isso que nós vestimos a camisa do Sistema S, porque valorizar o Sistema S é valorizar o Brasil”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Sistema em Movimento no Alecrim

As ações no Alecrim, bairro que recebeu a segunda edição do Sistema em Movimento, começaram no início de agosto. Ao todo foram visitados mais de 400 empreendedores, e formadas 19 turmas com um total de 320 colaboradores das empresas do bairro em cursos e palestras com temas como Desenvolvimento de equipes; Estratégia de negociação para vendedor; Qualidade no atendimento; Desenvolvimento de carreiras; entre outros. Parte destes cursos aconteceu na unidade móvel do Senac de Informática e Gestão, que está estacionada na avenida Presidente Bandeira, em frente ao tradicional relógio.

No mesmo local está estacionada a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que está oferecendo exames ultrassonografias e preventivos. Ao todo foram mais de 1.100 atendimentos em saúde, tanto na unidade quanto nas empresas.

A manicure Jailde Alves da Rocha foi uma das beneficiadas. “Em 2018, eu estava precisando fazer um exame e não consegui pelo SUS. Esse ano tentei novamente e há dias que eu não conseguia, e quando vi a unidade móvel do Sesc fui saber informações. Eles me atenderam muito bem e eu consegui fazer meu exame. Essa iniciativa do Sistema Fecomércio RN é muito bacana, e eu espero que continue esse programa porque as mulheres estão precisando”, comemorou.

Empresários do bairro conhecem perfil do consumidor que frequenta o Alecrim

A exemplo do que ocorreu na primeira edição do Sistema em Movimento, na Cidade Alta, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) realizou a pesquisa para traçar o perfil do consumidor que frequenta o bairro. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, fez a entrega de uma cópia do relatório da pesquisa à governadora Fátima Bezerra; ao presidente da Aeba, Pedro Campos; e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, que estava representando o prefeito Àlvaro Dias.

A pesquisa constatou que a maioria são mulheres (51,2%); têm idade entre 25 e 44 anos (56%); 56,6% possuem nível médio; 83,3% têm renda de até 4 salários mínimos; são moradores de Natal (75,3%); vindos das Zonas Oeste (22,6%) e Leste (20,3%); vão ao Alecrim em busca de algum produto ou serviço (96,5%).

Com relação ao deslocamento, o principal meio de transporte é o ônibus (44,6%), para ir até o local de uma a quatro vezes por mês (57,5%); sendo o sábado o dia preferido (35,9%); com tempo de permanência de até três horas (58,5%), sendo o tempo médio de 2h30 de permanência.

78,7% dos consumidores revelam fazer pesquisa, e os produtos mais procurados pelos consumidores são os de vestuário, calçados e acessórios (75,5%); seguidos de alimentos (30,1%); produtos de farmácias, perfumaria e cosméticos (27,4%); cama, mesa e banho (19,2%); e eletrônicos (18,2%). A maioria dos entrevistados disseram que compram entre três e seis itens diferentes (63,7%).

O gasto médio dos frequentadores do bairro é de R$ 133,25. O tipo de pagamento mais utilizado pelos entrevistados é o dinheiro (74,7%); seguido do cartão de crédito (14,5%).

Perguntados sobre os motivos pelos quais escolhem o Alecrim, os respondentes da pesquisa informaram que é pelo preço dos produtos (60,5%); pela variedade de itens (34,7%); e também pela localização do bairro (27,4%). 66% dos consumidores relataram que sempre procuram o que encontram no Alecrim.

Quanto às melhorias que acham necessárias, 40,7% das pessoas entrevistadas sugerem estacionamentos melhores no bairro; 26,9% pedem melhorias na segurança pública; e 15,2% pedem melhorias no trânsito do local. Outro ponto citado por 12,7% das pessoas foi a melhoria na organização do comércio.

Para a divulgação do comércio do bairro, os consumidores do Alecrim gostariam de ver as propagandas são na televisão (57,5%); pelas redes sociais (25%); e na internet ou blogs (15,6%).

Os questionários foram aplicados entre os dias 13 e 18 de setembro, ouvindo 691 pessoas. A íntegra da pesquisa está disponível no link: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/.

BUSCAR CURSOS





CURSOS RECOMENDADOS

Deseja mais informações? Ligue (84) 4005-1000 ou clique aqui