15/10/2024 - TRÊS DESTINOS POTIGUARES SÃO VENCEDORES NA PREMIAÇÃO TOP 100 STORIES DA GREEN DESTINATIONS

Três destinos potiguares são vencedores na Premiação TOP 100 Stories da Green Destinations

Os municípios potiguares de Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul foram selecionados entre as mais destacadas histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, como parte da renomada premiação anual promovida pela organização holandesa Green Destinations. A cerimônia virtual de premiação do TOP 100 Stories 2024, realizada ontem (15), integrou a programação da Conferência Global Green Destinations 2024.

Ao todo, pelo Brasil, 14 destinos brasileiros foram selecionados entre as mais de 190 histórias inscritas em todo o mundo. Todos os municípios potiguares reconhecidos foram contemplados com ações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Local (DEL Turismo). A iniciativa é realizada pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina ( FACISC) e o Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW).

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a presença do DEL Turismo nesses municípios como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento e reconhecimento do turismo do RN. “A inclusão destes destinos em um ranking internacional ratifica a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do DEL, transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde é implantado", explica.

Para o diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta, as cidades atendidas pelo Programa DEL tem trazido resultados que criam novos diferenciais competitivos. "Isso colabora tanto para o desenvolvimento da atividade turística local, quanto para a visibilidade internacional desses destinos”, afirma.

O TOP 100 Stories é uma competição internacional que celebra destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. Os destinos participantes passam por uma criteriosa avaliação, que abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisa atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios.

Para Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), esse reconhecimento é um marco histórico. “Ver esses destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável”, declarou.

Green Destinations

Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas em todo o mundo a adotarem práticas de turismo mais sustentáveis. Por meio de programas de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte, a organização busca transformar o turismo em uma força propulsora para o desenvolvimento socioambiental.

No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, parceiro oficial da Green Destinations, que desempenha um papel fundamental na promoção do turismo responsável e no apoio aos destinos brasileiros na busca por altos padrões de sustentabilidade global.

BUSCAR CURSOS




Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar e aprimorar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando, você concorda com as condições estabelecidas em nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.